segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe Suina - Atenção Viajantes


No México, o número de vítimas da gripe suína subiu para 103. A actualização foi feita, esta madrugada, a um televisão local pelo ministro da saúde mexicano.
Neste novo balanço, o ministro da saúde mexicano garantiu que os casos suspeitos chegam aos 1.600, dos quais 400 doentes estão hospitalizados.
Um pouco por todo o mundo, com o passar das horas, os casos suspeitos de gripe suína multiplicam-se.
A Organização Mundial de Saúde admite que este vírus da gripe suína pode sofrer uma mutação e tornar-se muito mais perigoso, podendo mesmo atingir as proporções de uma pandemia.
O Banco Mundial já garantiu um empréstimo de 155 milhões de euros ao México, fundo que servirá para comprar medicamentos e reforçar diagnósticos médicos, assim como toda a estrutura de assistência que o país desencadeou.
Os Estados Unidos declararam estado de emergência de saúde pública, apesar de não haver notícia de vítimas mortais. São já 20 os casos de pessoas infectadas.
Na Europa o sistema de alerta está montado e os casos suspeitos não param de chegar ao conhecimento das autoridades de saúde.
Em Portugal, a Direcção-geral de Saúde garante que, por enquanto, em Portugal não há qualquer registo de casos suspeitos, mas a vigilância permanece e o Governo desaconselha qualquer viagem para a cidade do México.
O mais importante agora é que qualquer caso seja diagnosticado a tempo. Em declarações à SIC, o virologista Jaime Nina, do Instituto Ricardo Jorge, adianta que o tratamento pode ser feito com anti-víricos que estão disponíveis no mercado, os mesmos que serviam para tratar casos da gripe das aves.
Até agora, em Portugal, não há registo de casos suspeitos de gripe suína, no entanto já há quatro hospitais mobilizados para controlar uma possível aparecimento da doença em território nacional.
São João, Dona Estefânia, Curry Cabral e os hospitais universitários de Coimbra estão em alerta especial para receber no pior dos cenários, os 200 portugueses que regressam amanhã de férias no México, país onde já morreram 103 infectados pelo vírus da gripe suína.
«Se um cidadão que tenha estado numa área afectada adoecer no prazo de 10 dias do regresso ao país, dentro de um quadro de gripe (febre alta e súbita, tosse, dores musculares), deve telefonar para a linha de saúde pública (808 24 24 24)», disse Francisco George, acrescentando que esta queixa, «que pode determinar uma investigação, é comunicada ao Instituto Ricardo Jorge».

1 comentário:

  1. Bom... mas para quem mesmo assim quiser arriscar, as viagens devem estar baratas! Ehehehe.

    ResponderEliminar

As Viagens

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails