segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Livro "Gomorra" de Roberto Saviano


Acho que é algo que acontece com todas as pessoas quando vão a algum país ou zona quererem saber tudo e identificarem-se com os locais, eu não sou excepção!(não que me identifique com o livro apenas os locais).


Já tinha ouvido falar bastante sobre este livro, sobre o seu autor Roberto Saviano(que continua protegido pela policia italiana, uma vez que é ameaçado de morte pela máfia napolitana) e mais recentemente sobre o filme, no entanto ainda não tinhamos tido a oportunidade de ler ou ver o filme mas assim que regressámos de Nápoles comprámos o livro que eu estou a ler para depois vermos os dois o filme!


Ainda vou no inicio mas já me arrepiei e choquei várias vezes com o que li e espantada ao saber tudo o que se passa em pleno século XXI na vida real e não em filmes de ficção! É real e é assustador o que se passa em Nápoles e com braços por todo o Mundo debaixo dos olhos de todos! Faz com que compreenda algumas das coisas que vimos em Nápoles e que na altura nos pareceram estranhas, lembram-se de dizermos que parecia que não estávamos no país europeu?agora lendo o livro compreendemos porquê?
Aconselhamos a todos a lerem este livro não só pela excelente qualidade mas para todos termos a noção do que se passa e para que os sacrificios de Roberto Saviano não tenham sido em vão.

2 comentários:

  1. Estou lendo o livro e ja vi o filme... é triste, mas é a realidade.
    Nao consigo nem imaginar como é viver naquele ambiente, com o medo constante da perseguiçao e saber que de uma hora para outra voce pode estar na mira de um deles... sem contar no capital que gira em torno daquela atividade e o que eles fazem para gerar mais dinheiro.
    Tem uma parte do livro (agora nao me vem a memoria qual) em que o autor conta sobre a sua raiva e desgosto quando ve canteiros de construçao. Tudo por causa da ligaçao de muitas empreiteiras com a camorra.

    ResponderEliminar
  2. Juliana,eu ainda estou muito no inicio do livro e já me choquei e surpreendi por diversas vezes!
    Acho que para nós os comuns mortais é muito dificil imaginar tudo isto, porque parece-nos muito irreal!
    Gostou do filme?

    ResponderEliminar

As Viagens

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails