quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Portinho da Arrábida

Ainda durante as nossas férias, fomos fazer um dia de praia para o Portinho da Arrábia que é um local que nós adoramos e ao qual vamos frequentemente, quer seja no Verão para ir á praia e no final do dia comer umas ameijoas á Bulhão Pato, um peixe fresquinho ou até mesmo um Arroz de marisco.
O portinho é um local lindo de paisagem e com uma praia óptima, onde nos sentimos longe de tudo.
Deixamos aqui alguns dados sobre o Portinho da Arrábida e para os que ainda não conhecem esperemos que fiquem curiosos em ir conhecer, porque é nosso e é um pequeno para Paraíso.


Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia, pertencente à freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, mais conhecida pela praia adjacente à localidade.
O Portinho da Arrábida, está inserido na Paisagem Protegida da Serra da Arrábida, é uma praia que tem o formato de uma concha. Quem a visita não a esquece jamais por duas razões: uma porque é de uma beleza rara, com as suas águas de um azul marinho límpido é fascinante.

Localiza-se na Serra da Arrábida que a rodeia a Norte, a Oeste de Setúbal (cerca de 13 km) e a Este de Sesimbra cerca de 21 km), tendo a Sul o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado.


Como chegar:

O acesso, vindo de Setúbal, é difícil e faz-se, por terra, de duas maneiras:

• pelo coração da Serra da Arrábida, uma estrada montanhosa, estreita e com um pavimento algo irregular, apesar de ser um percurso pitoresco com paisagens bonitas;

• por uma estrada com problemas de estabilização de vertentes e com trânsito condicionado ao fim-de-semana: só se pode regressar antes das 9 horas e depois das 18 horas; só para veículos ligeiros (ou outros devidamente autorizados).

Por Sesimbra, é a estrada montanhosa que leva a Setúbal.

Ao chegar ao Portinho, a estrada é estreita e durante o Verão o trânsito condicionado durante o fim-de-semana, das 9H às 18H.
Onde ficar:


Existe uma residencial e a possibilidade de arrendar (uma das poucas) moradias durante o Verão.

Gastronomia

Em tudo igual à de Setúbal sendo de destacar dois dos restaurantes estarem, parcialmente, sobre o mar e a comida é de facto fabulosa.

Pontos de Interesse:

Apesar da sua pequena dimensão, o Portinho da Arrábida tem três locais de interesse: o Museu Oceanográfico, a Pedra da Anicha e, claramente a mais conhecida, a praia do Portinho da Arrábida.

Praia do Portinho da Arrábida

Localizada entre as praias de Alpertuche (a ocidente) e de Galápos (a oriente) é uma praia rochosa, junto à localidade, sendo mais arenosa à medida que se caminha para este (em direcção a Setúbal).

Recentemente foi melhorado um acesso à praia, com parques de estacionamento, que facilita aos visitantes chegarem à praia e permite um desanuviamento de trânsito no Portinho.

Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.

Museu Oceanográfico


Localiza-se no Forte de Santa Maria da Arrábida e possui uma colecção de fauna e flora da Arrábida, fundada pelo naturalista setubalense Luíz Gonzaga do Nascimento.



Pedra da Anicha


É uma afloramento rochoso, pertencente a uma antiga linha de costa, a 100 metros da praia e é Reserva zoológica do Parque Natural da Arrábida, pela sua fauna marinha e algumas algas.

É também conhecida por ser um local de caça submarina, apesar de haver alguma controvérsia sobre a legalidade desta acção.

3 comentários:

  1. Boa descrição. Por estar aqui a dois passos também lá vou constantemente. Gosto muito de fazer o percurso pela serra, que nos oferece vistas magníficas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. João Morgado,

    De facto é um privilégio poder ir frequentemente visitar este pequeno paraíso!

    ResponderEliminar
  3. Os casais românticos são algo bastante raro, num País de Austeridade,os meus sinceros parabéns!!!!

    ResponderEliminar

As Viagens

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails