segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Itália- Pompeia

Entrada em Pompeia
Como já tinhamos dito no post anterior chegámos á estação de Pompeia faltavam 5 minutos para as 18h, hora de entrada da última visita, fomos a correr até a bilheteira e conseguimos comprar os bilhetes(11 €) e entrar, aqui deram-nos um mapa de Pompeia.

Antes vamos explicar um pouco da história de Pompeia que foi outrora uma antiga cidade do Império Romano situada a 22 quilometros da moderna Nápoles, em Itália, no território do actual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de Agosto do ano 79 D.C. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.

A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados.


Ruas de Pompeia
Entrada de uma casa
Os arqueólogos acharam também objetos e frescos que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano. Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de protecção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.Actualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia são visitadas por milhares de turistas de todo o mundo.
Banhos Públicos
Ruas de casas em Pompeia Passear em Pompeia é um misto de sentimentos e emoções, porque por um lado milhares de pessoas morreram vitimas da erupção do vulcão e muitas ficaram petrificadas, nós isto não vimos pensamos que estejam na parte do museu que já não conseguimos visitar, mas por outro lado é fascinante ver a organização desta cidade e do povo há 1930 anos atrás e imaginar a o dia á dia deles, Pompeia era mais organizada e completa do que muitas cidades são agora, tinha marina, mercado, lojas,teatro coliseu, fórum, termas, estradas, passeios e as casa eram todas elas lindissimas, como as ruinas dos edificios estão bastante bem conservados para os anos que estiveram soterrados consegue-se ver as pinturas nas casas e nas lojas, as entradas das casas com figuras no chão, as fontes que tinham na entrada das casas, todas as ruas tem nomes, algumas casa estão identificadas de quem eram, é realmente fascinante.


Mas 1h30 é pouco para ver Pompeia, as ruinas da cidade são enormes e requer atenção a cada uma e portanto muito ficou para ver, mas como tencionamos voltar a esta zona é certo que voltaremos a Pompeia para terminar a nossa visita e ver também Herculano, que pelo que lemos penso que ainda era mais rica.
Balcão de loja com os recipientes para o produto
Interior de casa
Desenho no chão da entrada da casa
Jardim interior de casa
Pinturas e escritos nas paredes exteriores
Uma mega casa e recuperação
Loja
Interior de casa com cor ainda nas paredes
Loja


Coliseu-Exterior
Fórum

Coliseu-Interior
Coliseu-Interior
Coliseu-Interior
Fonte de água
Ruas
Recomendamos esta visita a todas as pessoas, é impossivel explicar mais por palavras só indo lá e vendo com os próprios olhos e sentir este misto de emoções.

O Vesúvio ao fundo
Interior de uma casa






Teatro
Teatro


Teatro

Teatro




Ficam as fotografias para terem um ideia do que é o lugar, aconselhamos a clicarem para verem em ponto grande os promenores.

2 comentários:

  1. Ola Dubis!
    E' realmente incrivel a visita a Pompei e o fato de podermos ter contato com o pouco do que restou daquela civilizaçao é algo unico para os amantes de historia romana.
    Vi em um documentario que, na época, nem sabiam o que era um vulcao e quando o Vesuvio começou a eruptar, muitos acharam que fosse eclipse.
    E' interessante ver que muita coisa daquela época ainda resiste na nossa civilizaçao, como a plaquinha do "cuidado com o cao" e os "fast foods" (aqueles balcoes com um buraco eram os antepassados dos bares e lanchonetes atuais).
    Ah, antes que me esqueça, deixei um selinho para voces no meu blog http://historianaitalia.blogspot.com/2009/09/oba-outro-selinho.html
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Belas imagens e bela descrição de Pompeia. Tenho de programar uma viagem para essas bandas.
    Um abraço

    ResponderEliminar

As Viagens

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails