quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Itália - Nápoles

Castel Nuevo
Saimos de Sorrento já eram quase 11horas (queriamos ter acordado mais cedo mas não conseguimos) apanhámos o comboio que custou 3 € e era 12h quando chegámos a Nápoles, dirigimo-nos ao balcão de turismo para pedir informações e um mapa. No balcão estavam duas raparigas novas completamente distraidas e que iam discutindo uma com a outra enquanto nos davam indicações, uma dizia que era perto a outra dizia que era por outro lado, enfim lá conseguimos o que queriamos e começámos o nossa descoberta por Nápoles.



A zona da estação chama-se Piazza Garibaldi e é uma confusão, carros por todos os lados com a condução tipicamente italiana que nem nas passadeiras param e quando nos arriscamos a atravessar eles contornam, é realmente de loucos, nos passeios é pessoas por todo o lado imenso africanos a venderem falsificações de malas, cintos, óculos e abordavam-nos para tentar vender Iphones(foi aqui que percebemos o porque te todas as pessoas em Sorrento andarem com malas, cintos de marca e Iphones), os prédios tem todos um ar antigo, velho e podres, portanto não é uma imagem muito agradável.


Centro histórico
Decidimos começar pela zona antiga e começámos a subir ligeiramente até entrarmos por uma ruas estreitissimas parecidas com os nosso bairros lisboetas mas muito mais feio, os prédios todos pretos e podres, lojas em baixo, supermercados, lojas de chineses, cafés, de tudo um pouco até encontrarmos a Catedral(Duomo) de Nápoles que foi construída no final do século XII.
Centro histórico

Contrastes entre o novo e velho
A Catedral de Nápoles sofreu várias restaurações ao longo dos séculos, em parte realizado para reparar os danos causados por terremotos e em parte para aumentar a sua beleza artística. As relíquias de San Gennaro, o patrono de Nápoles são mantidas na catedral.
A Catedral é de facto lindissima e está optimamente conservada, infelizmente estava fechada e não podemos visitá-la, o que foi uma pena porque acho que por dentro é ainda mais bonita,talvez numa próxima visita!

Catedral(Duomo) de Nápoles
Catedral(Duomo) de Nápoles

Centro histórico

Por ruas e ruelas fomos dar ao centro histórico onde existe uma rua dedicada só a arte sacra, são lojas coladas com objectos religiosos, decoração de natal, anjos e objectos caracteristicos deles como o corno vermelho que eles dizem dar boa sorte, pelo sim pelo não nós comprámos um e eu ando com ele na carteira para ver se afasta a crise e traz dinheiro!

Arte Sacra
Rua de Arte Sacra

A rua em si é muito engraçada e vale a pena uma visita.Passámos por várias igrejas entre elas a Igreja de Santa Chiara, esta igreja teve origem em 1300 e foi restaurada depois da Segunda Guerra Mundial, durante a qual foi danificada nos bombardeamentos , a Igreja de San Lorenzo Maggiore, que é um magnífico edifício que remonta ao final do século XIII, que foi restaurada no século XVII. Todos os anos no Natal é recriada uma cena em tamanho real, Igreja de San Gregorio Armeno, que é um magnífico exemplo da arte barroca napolitano, Igreja de Gesù Nuovo e por edificios muito interessantes que valem a pena serem vistos.








E com o passeio já estávamos numa das ruas principais de Nápoles que ia dar ao porto, aí parámos para beber um café e descansar um bocadinho, aqui a cidade já tinha mais luz, os prédios mais arranjados e já era mais agradável.



Aqui já conseguiamos ver ao longe o Castel Nuovo, continuámos a andar até ficarmos de frente para o Porto de Nápoles onde estava atracado um cruzeiro enome, atravessámos a rua e estávamos no Castel Nuovo, muitas vezes chamado como Maschio Angioino, é o símbolo da cidade de Nápoles.Já foi renovado várias vezes desde que foi coonstruido em 1279.

Castel Nuovo e Palácio Real ao fundo
Porto de Nápoles
Ruas de Nápoles
Castel Nuovo
Traseiras do Palácio Real
Castel Nuovo(entrada)
Castel Nuovo (entrada)
Entrada do Castel Nuovo

Onde estamos?

No complexo está localizado também o Museu de Nápoles, que pertence à Capela Palatina, e é de facto uma obra de arquitectura lindissima e impossivel de passar despercebida, logo em frente fica a lateral traseira do Pálacio Real e ao seu lado o Teatro de S.Carlos também lindissimo e frente ao Teatro ficam as magnificas Galleria Umberto I que foram construidas entre 1887- 1891 que são um centro comercial lindissimo, não tem explicação, além de serem imponetissimas por dentro todo o edificio é trabalhado, é impossivel pensar o deve ter sido esta obra para a altura em que foi construida, é um must see.



Teatro S.Carlos
Galerias Umberto I
Galerias Umberto I
Galerias Umberto I
Galerias Umberto I (interior)
Galerias Umberto I (interiror)
Galerias Umberto I (interior)
Galerias Umberto I(exterior)
Embaixada Portuguesa
Café/Restaurante igual ao que temos em Lisboa
Uns metros á frente tinha uma praça pequenina onde era a embaixada de Portugal no último andar de um prédio e ali estava a nossa bandeira, e logo a seguir a Piazza del Plebiscito onde está de um lado o Palácio Real de Nápoles que é um excelente exemplo da arquitecuta deslumbrante que pode ser encontrada nesta cidade histórica. A obra foi encomendad em 1600 e só foi concluida em 1843. Ao longo dos tem sido o lar de muitos dos grandes nobres, incluindo Carlos III de Bourbon. No primeiro andar existem 30 quartos que podem ser vistos em toda a sua grandeza. Desde 1925, o palácio foi também origem da Biblioteca Nacional, que inclui a vasta colecção Farnese trazidos para Nápoles por Charles Boubon, que contem mais de 2000 papiros descobertos em Herculano e também preciosos fragmentos do Século V, no entanto o Palácio está em muito mau estado de conservação e a precisar de umas obras, mas não deixa de ser imponente e interessante.

San Francesco di Paola
Palácio Real
San Francesco di Paola

No outro lado da Piazza del Plebiscito está San Francesco di Paola, que foi inspirado na Praça de São Pedro em Roma, foi encomendada em 1817 por Ferdinand I, quer o monumento quer a praça são lindissimas mas pensávamos que era maior, mas se pensarmos bem não podia par anão roubar o protagonismo da Praça de S.Pedro!

Palácio Real de Nápoles
Piazza Municipio
Ainda começámos a andar em direcção ao Castel dell’ Ovo mas ficava muito longe, já eram 15h e ainda tinhamos que comer, apanhar um autocarro até á estação, depois comboio para irmos ver Pompeia que tinha a última entrada ás 18h e acreditem que não foi fácil, conseguimos fazer tudo isto, mas no meio perdemos um autocarro, apanhámos o segundo, no meio do caminho houve um acidente em frente ao autocarro e tivémos que sair e ir a correr até á estação, apanhámos o comboio e quando descemos na estação de Pompeia faltavam 5 minutos para as 18h, fomos a correr até á entrada e conseguimos..Ufffffff! Mas a nossa visita sobre Pompeia iremos contar no próximo post porque merece uma boa explicação histórica!
Quanto á nossa opinião sobre Nápoles, gostámos mas não foi uma cidade que nos fascinou minimamente! Tem alguns monumentos interessantes e bonitos mas a cidade em si está muito estragada e suja, percebe-se que tem muito movimento e é muito vivida!
Nós conseguimos ver quase tudo em 3 horas, aconselhamos que a visitem porque defendemos que se deve tentar conhecer tudo o que se consiga, mas não vale a pena passar um fim de semana, achamos que a melhor maneira será mesmo ficar na costa amalfitana e depois visitar Nápoles!
Quanto a ser uma cidade perigosa devido á Camorra(máfia), nós nunca nos sentimos ameaçados ou inseguros de alguma maneira, mas também não nos sentimos numa cidade europeia pareçe que estamos noutro continente, a maneira de viver é diferente!

3 comentários:

  1. Depois de ler este vosso relato ficamos mesmo com vontade de regressar à Italia e conhecer Napoles.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Mais umas belas fotografias que documentam bem a cidade de Nápoles. Fico à espera de Pompeia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post sobre nápoles. De todas as cidades de itália foi a que mais me surpreendeu pois ia sem nenhuma expectativa e no final adorei. As fotos estão excelentes. Bom blog e façam uma visitinha no meu. Abraços

    ResponderEliminar

As Viagens

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails